Faça sua busca no blog

terça-feira, 2 de novembro de 2010

LÍDER DE SERVIÇO DE SOLIDARIEDADE

UMA PEÇA CHAVE NO SERVIÇO DE BEM ESTAR!

Royalty-Free (RF) Clipart Illustration of a Successful Businesswoman Carrying A Puzzle Piece

Quem é a líder de serviço de solidariedade?

Ela é chamada pelo bispado e supervisionada pela presidente da sociedade de socorro. Com a ajuda da presidente e quando for adequado,das professoras visitantes, ela tem as seguintes responsabilidades:

1. Identificar as habilidades e circunstâncias das irmãs que poderiam oferecer serviço de solidariedade.

2. Coordena o trabalho da sociedade de socorro para ajudar essas irmãs por meio de serviço de solidariedade. Por exemplo,ela poderá coordenar a assistência as irmãs idosas e solitárias,confinadas ao lar ou moradoras de asilo.

3. Poderá coordenar também a assistência às
irmãs que tenham doenças ou deficiências.

4. Organiza esforços para os membros se corresponderem com as irmãs da ala que estejam longe de casa,como as que estão no campo missionário.

5.Pode coordenar o trabalho das irmãs de integrar e apoiar mulheres que não sejam membros da igreja. Exemplo: Isso inclui comparecer as reuniões batismais das conversas.

6. Pode pedir a irmãs que já tenham recebido a investidura que acompanhem as irmãs que estarão sozinhas ao receber a investidura no templo.

7.Mantém um registro das designações não confidenciais de serviço de solidariedade para a presidência.
Esse registro inclui o nome das pessoas que receberam o serviço,as datas,o tipo de serviço oferecido e o tempo despendido.

8. Participa das reuniões de liderança da sociedade de socorro da ala.

SUGESTÕES PARA A PRESIDENTE:

Após a líder de serviço de solidariedade ser apoiada, convide-a para uma reunião de treinamento. A presidente precisa torna-la ciente da realidade da organização e as áreas que no momento ela precisa atuar.
E acompanhar de perto o seu serviço...do contrário,não vai funcionar.
Sabe aquela frase de Julie B.Beck que vez outra eu repito..." Não se dá responsabilidade sem treinamento, nem treinamento sem responsabilidade" , Neste chamado se encaixa direitinho...porque só vamos poder supervisionar e cobrar serviço,se treinarmos antes.
Na minha estaca, estamos precisando fazer "funcionar" este chamado...se a gente parar para pensar, esta líder é de grande ajuda para presidente na área de Bem estar.
No inicio do ano em minha estaca, para darmos ênfase a a área de Bem estar, desafiamos as alas com um projeto de serviço para arrecadação de roupas usadas em bom estado para o CDRU. Sugeri as presidentes que seria uma boa oportunidade para as lideres de solidariedade atuarem de frente neste projeto.
O problema é que a maioria das alas não tinham essa líder apoiada.
No final do ano é muito comum se fazer amigos secretos na sociedade de socorro, então criamos um amigo secreto repaginado que pode ser supervisionado pela líder de serviço de solidariedade. Já que queremos dar mais reforço ao tema .

Que tem como título:

"SEJA UM ANJO NA VIDA DE ALGUÉM"

Royalty Free RF Clipart Illustration Of A Cute Blond Angel With Butterflies In The Grass by bnpdesignstudio

Objetivo:

A brincadeira consiste em colocar o nome de todas as irmãs da sociedade de socorro que desejam participar desta brincadeira, com o objetivo de que cada uma possa cuidar uma das outras durante o período que vigorar a brincadeira.

Regras:

1.Quando houver o sorteio, ninguém pode dizer o nome de quem tirou,porque o interessante desta brincadeira está em cuidar de alguém sem que as pessoas o saibam.

2. Se a brincadeira durar 1 mês...será então 1 mês que iremos cuidar da pessoa,enviando-lhes cartões,flores,cartinhas,enfim da maneira que for conveniente. Só não vale se deixar descobrir antes da hora.

3. Façam um painel de bolsinhos com os nomes das participantes.

4. A unica pessoa que ficará sabendo de todos os nomes que as mulheres tiraram, é a supervisora da
brincadeira, que pode ser algum membro da presidência ou a líder de serviço de solidariedade se for designada para isso.


5. Expliquem antes de iniciar a brincadeira ,que no domingo ou em algum outro momento, caso a pessoa tenha algo para entregar a sua protegida, que o façam a "supervisora", para que ela de maneira discreta, direcione o mimo a pessoa ou ao bolsinho do painel

6. Estimulem a cada irmã para usar de criatividade em cuidar do seu anjo...

7 .Papel da supervisora: Incentivar, motivar, supervisionar a brincadeira para que ela alcance seu objetivo.
Exemplo: Se ela detectar que alguém não está cuidando direito da sua protegida, ela vai lá e motiva a pessoa a cumprir com sua responsabilidade.

8. No dia da revelação,cada anjo deverá preparar uma lembrancinha para entregar ao sua protegida, que poderá ser comprado ou feito pela própria pessoa.

IDÉIA:

1. No dia do sorteio selecione os nomes das mulheres menos ativas ( Se forem 10) selecione então10 mulheres para cuidarem destas irmãs. Então além do nome que elas terão que cuidar na ala.(Através do 1º sorteio) Receberão uma designação extra , de cuidar de alguém que já não está vindo para ala.
É um desafio interessante...já que com essa brincadeira podemos reativar alguém.
Porque no dia da revelação elas poderão ser convidadas para estarem presente e descobrir quem foi seu anjo.

2. No dia da festinha da revelação, como num amigo secreto normal, cada mulher que for descobrindo sua protegida (no momento de receber o presentinho), a pessoa que foi protegida deverá dizer o que mais achou interessante nos cuidados do seu anjo.

3. Para este dia da revelação, organize uma reunião adicional bem bacana, do jeitinho que sua ala precisa. Organize para que seja um dia bem especial para todas.


Bom meninas, vocês podem adaptar essa idéia,transforma-la,melhora-la...afinal estamos aqui para ajudarmos umas as outras. E vale personaliza-la de acordo com sua realidade (Como digo sempre.)

Beijinhos cheio de afeto,
Kakau

2 comentários:

Lúcia Severo disse...

Kakau, queriiida!!! Amei teu novo cantinho e já estou te seguindo aqui também!!!
Beijooos cheios de carinho
Lúcia

Kakau Cavalcanti disse...

Obrigada Lúcia pelo carinho e amizade!
Bjus com carinho,
Kakau